Actualidade

XC40 vencedor do Women´s World Car of the Year

Versão para impressão
PDF
XC40_Woman XC40_Woman_2

Volvo XC40 é o grande vencedor do Women´s World Car of the Year

 

A Volvo continua a conquistar troféus em 2018.

O Novo Volvo XC40 foi hoje distinguido como o grande vencedor do Troféu Women’s World Car of the Year sendo esta a 2ª vez que a marca conquista o prémio uma vez que, em 2016, o XC90 também foi o eleito.

O Women's World Car of the Year foi criado em 2009 para dar resposta à falta de representação de mulheres no painel de jurados dos prémios “European Car of the Year” e “World Car of the Year”. 

Aqui, o painel é composto por 34 juradas provenientes de 27 países distintos que votam, não num “automóvel para senhoras”, mas no melhor produto, de acordo com a sua experiência e conhecimento como jornalistas especializadas no mercado automóvel.

Este ano foi introduzido um novo sistema de votação no qual, as juradas, selecionavam os seus 12 automóveis favoritos através da atribuição de uma pontuação de 0 a 10 nos seguintes itens: Competência em estrada / Espaço e Conforto / Conectividade / Segurança / Economia de combustível / Valor vs. Custo / Estilo e Design

O Volvo XC40 já era “Carro Europeu do Ano 2018”, e foi mesmo o Grande Vencedor do Troféu Car of the Year num anúncio feito no Salão Internacional de Genebra.


Volvo XC40 - Car of the Year 2018

Versão para impressão
PDF

2018_XC40

O Novo Volvo XC40 é o Grande Vencedor do prestigiado Troféu Car of the Year 
O anúncio foi realizado hoje na Suíça antes da abertura do Salão Internacional de Genebra.
“Esta conquista surge na altura certa para a Volvo Cars. Temos neste momento, e pela primeira vez na nossa história, uma oferta global simultânea de 3 modelos SUV. O Novo XC40 irá certamente contribuir, de uma forma decisiva, para o nosso crescimento futuro.”

“Temos uma estratégia bem definida para o nosso crescimento e estamos fortemente comprometidos em matérias de segurança automóvel, serviços de conectividade e eletrificação. O XC40 reflete esse compromisso e a resposta que temos obtido por parte dos nossos clientes, e agora da parte dos jurados COTY, demonstra que estamos no caminho certo.”
Håkan Samuelsson - Presidente & CEO - Volvo Cars.

 

CAR OF THE YEAR 
Esta é a primeira vez que a Volvo Cars conquista este prestigiado Troféu mas já tinha chegado perto. 
Em 2016, os novos S90/V90 integraram o reduzido leque de finalistas e, em 2015, o XC90 obteve mesmo o 2º lugar na classificação final. 
O prestigiado Car of the Year foi instituído em 1964. Desde então, tem vindo a distinguir anualmente, o automóvel que, para o júri, constitui a melhor nova proposta que tenha sido colocada à venda nos 12 meses anteriores à atribuição desse título. Atualmente, o júri é composto por 60 jornalistas especializados provenientes de 23 países europeus.

 

VOLVO XC40
O Novo Volvo XC40 representa a entrada da marca sueca no segmento dos pequenos SUV cuja importância na indústria automóvel tem sido crescente ao longo dos últimos anos. 
Este é o primeiro modelo Volvo construído com base na nova plataforma CMA - Compact Modular Architecture que servirá de base aos futuros modelos da gama 40 onde se irão incluir modelos totalmente elétricos. A plataforma CMA proporciona à Volvo Cars as economias de escala necessárias neste segmento. 
Este é também o primeiro Volvo a disponibilizar uma característica de car-sharing, através da tecnologia de chave digital disponível através do serviço Volvo on Call. Os condutores do novo XC40 poderão partilhar a chave do seu automóvel com familiares e amigos sem ter de entregar uma chave física.
Este modelo, cuja produção tem lugar na fábrica da Volvo de Gent, na Bélgica já registou neste início de ano mais de 20.000 unidades encomendadas.

Nova Volvo V60

Versão para impressão
PDF

V60_2018

O mundo reinventou o conceito de família, a Volvo reinventou o conceito da carrinha familiar: Chegou a nova V60!


A Volvo Cars apresentou, hoje, a novíssima Volvo V60.
Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. 
Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo - Scalable Product Architecture, utilizada nos modelos da Série 90 e no Novo XC60, a nova Volvo V60, é sinónimo de elegância e versatilidade e constitui um novo capítulo na história de sucesso da marca no que toca ao design e ao desenvolvimento destes modelos.

“A V60 desempenha um papel central para a Volvo. É refinada, tem um excelente design e ao mesmo oferece uma funcionalidade e versatilidade ímpares.”
Robin Page - Senior Vice President - Design - Volvo Cars

TRADIÇÃO EM CARRINHAS HÁ MAIS DE 60 ANOS
Qualidade, Fiabilidade e Segurança

Durante mais de 60 anos, a Volvo Cars tem sido conduzida por uma visão assente na criação de carrinhas capazes de melhorar a vida das pessoas. Esse princípio está presente na nova V60. Esta é uma carrinha na qual, o moderno design escandinavo e o enfoque na inovação permitem, de uma forma simples contribuir para que cada momento seja único.
A nível mundial, a Volvo já vendeu mais de 6 milhões de carrinhas. Tal facto, valeu uma merecida reputação como marca capaz de desenvolver carrinhas sinónimas de qualidade, fiabilidade e segurança numa tradição iniciada em 1953, com o lançamento da Volvo Duett.

 

> EXTERIOR
Puro Design escandinavo
A pureza e a funcionalidade das linhas define a nova Volvo V60 como uma peça de design escandinavo. Dinâmica e elegante é um automóvel capaz de projetar confiança no qual os detalhes fazem a diferença. A face lateral subtilmente esculpida enfatiza o carater atlético da carrinha, com o spolier no tejadilho a reforçar a sua natureza dinâmica. A nova identidade da Volvo está fortemente vincada na nova grelha frontal e nas luzes dianteiras e traseiras.

 

> INTERIOR
Conforto e organização

No interior da V60 irá encontrar a conjugação perfeita entre design escandinavo e artesanato sueco. Um lugar onde todos viajam com conforto, graças a soberbos assentos e controlo de climatização ajustável individualmente. Um design limpo e organizado capaz de combinar forma e função. Materiais autênticos e detalhes refinados, como o padrão de diamante nos botões de comando e o painel de central, capazes de criar uma sensação de luxo.
Os bancos dianteiros são moldados de modo a terem uma ergonomia perfeita, complementando a forma humana, fornecendo assim um apoio excecional com uma ampla gama de ajustes. Atrás, um espaço generoso para as pernas e assentos de apoio fazendo com que o conforto esteja presente em todos os passageiros.
O tejadilho de vidro panorâmico (opcional) inunda a cabine de luz. É matizado para reduzir o brilho e tem cortina elétrica. Com o controlo de climatização de quatro zonas, os ocupantes do banco dianteiro e os passageiros traseiros podem selecionar a sua temperatura ideal, enquanto a tecnologia CleanZone filtra o ar que entra na cabine do habitáculo para ajudar a remover pó, pólen, partículas e odores.
As inconfundíveis saídas de ventilação Volvo têm acabamentos metálicos e padrão de diamante no comando. O ambiente interior Driftwood é um tratamento de madeira exclusivo, influenciado pela herança sueca da Volvo.
O artesanato sueco e os materiais nobres na V60 constituem uma parte importante. O elegante cristal sueco Orrefors, de produção artesanal, está presente na manete das mudanças de algumas versões combinando técnicas tradicionais com design e tecnologia avançados.
Espaçoso, repleto de luz e magistralmente construído o interior da V60 é um lugar onde se deliciará com os detalhes.

 

> FUNCIONALIDADE 
Luxuosamente versátil

O interior cuidadosamente idealizado da nova V60 combina versatilidade inteligente com elegância dinâmica.
A bagageira, com uma capacidade de 529L, referência no segmento, não tem qualquer intromissão da suspensão traseira, sendo bastante ampla resultando num espaço capaz de acomodar facilmente objetos volumosos e irregulares. O portão da bagageira elétrico permite que o abra ou feche utilizando um botão no painel de instrumentos do automóvel ou no próprio portão da mala. Está disponível com uma função mãos-livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o pára-choques traseiro.
Os detalhes inteligentes tornam cada dia mais fácil. Um suporte de fixação de mala rebatível, que se ergue no piso da bagageira, impede que as bagagens deslizem, enquanto um compartimento escondido permite que mantenha objetos de valor fora da vista.
E as costas dos bancos traseiros rebatem com o toque de um botão sem ser necessário abrir as portas traseiras.

 

> CONDUÇÃO
Conforto e dinamismo

A Nova Volvo V60 é uma carrinha configurada para inspirar prazer de condução. O conforto é proporcionado por uns bancos ergonómicos com ajuste extensível. Os apoios reforçados e a extensão almofadada do assento com suporte lateral proporcionam um conforto adicional para viagens longas.
Na estrada, o chassis e a suspensão proporcionam um controlo excecional, criando um modo de condução verdadeiramente dinâmico. Na frente, a suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular, proporciona o melhor contato possível entre a superfície do pneu e a estrada. Atrás, a suspensão traseira de eixo integral apresenta uma sofisticada mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves e destinada especificamente a proporcionar uma condução desportiva e dinâmica sem comprometer o requinte e o conforto de rolamento. Materiais avançados e leves reduzem o peso total e asseguram respostas incisivas.
Além de proporcionar uma condução inspiradora e de confiança, a V60 oferece a completa versatilidade de utilizações que se espera de um Volvo, com uma condução que oferece um excelente conforto em qualquer estrada.
O comportamento dinâmico da V60 pode ser personalizado através de quatro modos de condução que permitem escolher a configuração preferida para motor, caixa de velocidades, acelerador e direção. É possível contruir uma configuração personalizada com o modo Individual.

 

> SEGURANÇA
Tradição e Inovação Volvo

A nova VC60 partilha a sua tecnologia de segurança com os mais recentes modelos da marca e vem equipado com um avançado pack, combinando sistemas de segurança ativa e passiva.

Oncoming Mitigation com travagem - ESTREIA MUNDIAL
Uma estreia mundial da Volvo, esta inovação é capaz de detetar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito de uma colisão

Safety Cage
A liderança Volvo em termos de robustez estrutural não tem paralelo. 
Combinando várias qualidades de aço e alumínio, a famosa safety cage (1947) é um dos locais mais seguros do mundo.

Oncoming Lane Mitigation
Ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa na direção de um outro em sentido contrário sem intervenção do condutor o sistema faz a V60 regressar automaticamente à sua faixa.

Lane Keeping Aid
O sistema Lane Keeping Aid de forma suave redireciona o carro para a sua trajetória, se perceber que está prestes a invadir inadvertidamente uma via de circulação diferente da sua. Se isso não for ainda assim suficiente ou se o condutor continuar a ultrapassar as marcações no pavimento, será alertado com vibrações no volante.

Run-off road Mitigation
Sistema capaz de detetar uma saída involuntária de estrada. Esta tecnologia recorre à direção e, se necessário, ao apoio dos travões para o trazer de volta à estrada.

BLIS
O BLIS usa sensores de radar na parte traseira do carro para monitorizar o ambiente envolvente e detetar se os veículos entraram no seu ângulo morto ou se estão a aproximar rapidamente por trás. Se virar a direção no sentido de um veículo que se aproxima, este sistema também alerta.

Driver Alert Control
Se o condutor está a ficar sonolento ou desatento ao volante, o Driver Alert Control irá alertar e sugerir uma pausa. Graças ao Sensus Navigation, pode até guiá-lo para o destino seguro e conveniente que esteja mais próximo para poder fazer uma pausa para descansar.

Pilot Assist
A função Pilot Assist está agora disponível na V60
Oferece condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente. 
O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo

 

> MOTORIZAÇÕES
No início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações D3 e D4 a diesel e T5 e T6 gasolina. A breve trecho serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização eletrificada.

Primeira fábrica com impacto climático neutro

Versão para impressão
PDF
fabrica

A Volvo Cars anunciou que a sua fábrica localizada em Skövde, na Suécia, é a primeira do grupo a atingir um impacto climático neutro das suas operações. 

Esta é uma notícia particularmente relevante para a Volvo Cars, que já havia anunciado pretender atingir, a partir do ano de 2025, um impacto climático neutro de todas as suas operações a nível mundial. A fábrica de Skövde torna-se assim na primeira fábrica da Volvo Cars a consegui-lo constituindo também uma das poucas, em toda a europa, com esse estatuto.

A Volvo Cars estabeleceu um acordo com um fornecedor local que assegura que todo o calor utilizado na fábrica provém da incineração de resíduos, de biomassa e de biocombustíveis reciclados. 
Esta unidade já utiliza, à imagem das restantes fábricas europeias da marca, eletricidade gerada por fontes renováveis desde 2008.
“A melhoria da eficiência energética é uma das nossas principais prioridades como o é também a obtenção de fontes de energia renováveis que utilizaremos posteriormente. O resultado da fábrica de Skövde é uma importante contribuição para os nossos esforços de redução da nossa pegada ecológica. Estamos satisfeitos por poder marcar o ritmo dentro da indústria automóvel com vista à obtenção de operações com impacto ambiental neutro.” 
Javier Varela - Senior Vice President - Manufacturing & Logistics - Volvo Cars.


“Este é um momento de orgulho para a fábrica de Skövde e para a Volvo Cars. O cuidado com o ambiente está entre as nossas principais preocupações. Ao mesmo tempo que anunciámos o plano para eletrificar toda a nossa gama a partir de 2019, um impacto ambiental neutro das nossas operações de fabrico irá contribuir para uma redução significativa da nossa pegada ecológica, contribuindo para os esforços mundiais de redução dos efeitos provocados pelas alterações climáticas.”
Stuart Templar - Director Sustainability – Volvo Cars


A Volvo e a invenção do cinto de segurança de 3 pontos

Versão para impressão
PDF
cinto_seg

O Volvo Clube Portugal gostaria de se associar ao esclarecimento prestado hoje pela Volvo Car Portugal sobre a campanha desde hoje veiculada por uma marca concorrente nos meios em Portugal afirma erroneamente que essa mesma marca inventou, entre outros sistemas de segurança, o cinto de segurança de três pontos. Esta informação não corresponde à realidade.

Gostaríamos de esclarecer que o mesmo surge, no final da década de 1950s graças ao engenheiro sueco Nils Bohlin.
A 13 de Agosto de 1959, foi entregue o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de 3 pontos. A viatura era um Volvo PV544 vendido num concessionário Volvo em Kristianstad, na Suécia.
A Volvo foi o primeiro fabricante no mundo a equipar, de série, os seus automóveis com cintos de segurança de 3 pontos, nos bancos da frente. 
No mercado nórdico, para além dos PV544 também o P120 (Amazon) recebeu esta mais-valia em matéria de segurança. 
A invenção, que se estima ter já salvo mais de 1 milhão de vidas, foi patenteada de forma aberta o que significava que estava/está totalmente disponível para que todos os condutores pudessem beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estivessem a conduzir, reforçando a frase dos fundadores da marca sueca que ainda hoje norteia os seus valores: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança." 
Assar Gabrielsson & Gustav Larson - Fundadores da Volvo – 1927

NILS BOHLIN
Nils Ivar Bohlin (1920 – 2002) nasceu na localidade sueca Härnösand e licenciou-se em engenharia mecânica na Härnösand Läroverk. Em 1942, inicia o trabalho numa empresa de aviação onde, entre outros projetos foi responsável pelo desenvolvimento de sistemas de ejeção. Em 1958, inicia o seu percurso profissional na Volvo como engenheiro de segurança. Trabalha no desenvolvimento do cinto durante cerca de um ano, transportando conceitos dos sistemas de ejeção que havia estudado inicialmente. A sua preocupação principal baseava-se em como manter o condutor seguro durante um acidente. Introduziu o cinto de segurança de 3 pontos em 1959 e, posteriormente, viria a comandar o Departamento Central de Investigação e Desenvolvimento da Volvo onde se manteve até 1985.

CINTO DE SEGURANÇA DE 3 PONTOS
Por vezes as coisas mais simples são as melhores. No entanto, o design do cinto de segurança de 3 pontos só surgiria no final da década de 1950s graças ao engenheiro Nils Bohlin.
Antes disso, existiram diferentes tipos de cintos de segurança. Na década de 1930, nos EUA chegaram a haver imposições para equipar as viaturas com cintos.
Nessa altura, um cinto de 2 pontos era a solução mais utilizada. O problema era que estes não protegiam os ocupantes de forma eficiente, especialmente a velocidades mais elevadas.
Nils Bohlin havia já compreendido as forças geradas numa colisão. Basicamente, o cinto deveria absorver a força na área correta ao mesmo tempo que deveria ser fácil de usar e de ajustar.
O design desta inovação tinha tanto de simples como de eficiente: A combinação de um cinto diagonal e de outro horizontal, que formavam um “V” e que estavam presos a um ponto de fixação baixa, colocado de forma lateral ao assento, capaz de assegurar que os cintos se mantinham na sua posição mesmo após um acidente. Estes mesmos princípios são aplicados hoje e a utilização deste cinto reduz o risco de fatalidade ou de lesão grave em mais de 50%.
1959 – A ESTREIA
A 13 de Agosto de 1959, foi entregue o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de 3 pontos. A viatura era um Volvo PV544 e a entrega foi feita num concessionário Volvo da localidade sueca de Kristianstad.
A Volvo foi o primeiro fabricante automóvel no mundo a equipar de série os seus automóveis com cintos de segurança de 3 pontos nos bancos da frente. 
No mercado nórdico, para além dos PV544 também o P120 (Amazon) recebeu esta mais-valia em matéria de segurança. A invenção foi patenteada de forma aberta o que significava que estava totalmente disponível para quem a quisesse utilizar. Todos os condutores podiam beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estivessem a conduzir. Isto demonstrava bem todo o compromisso da Volvo para com a segurança automóvel.
Estava dado um passo de gigante na melhoria da segurança rodoviária mas não foi imediato o sucesso do cinto de segurança de 3 pontos. Seriam necessários mais alguns anos até que a maioria dos condutores e o resto da indústria automóvel se convencesse que a sua utilização era de facto mandatória.
ESTUDOS DA VOLVO CONVENCEM O MUNDO
Em 1963, a Volvo introduz este cinto de segurança no mercado americano e noutros mercados. Contudo, antes do lançamento, a Volvo conduziu um conjunto de testes a viaturas equipadas com diferentes tipos de cintos de segurança. Os resultados não podiam ter sido mais esclarecedores: O novo cinto de segurança da Volvo era, de longe, aquele que proporcionava melhor proteção aos passageiros. 
Alguns anos mais tarde, em 1967, a Volvo apresentou numa conferência de segurança rodoviária nos EUA, o estudo "28.000 Accident Report". Este relatório havia sido construído com base nos dados recolhidos na Suécia relativos a todas as colisões ocorridas no País com veículos Volvo no ano anterior. 
Aqui também os resultados foram evidentes – e o mundo finalmente tomava consciência. Os estudos indicavam claramente que o uso do cinto de segurança salvava vidas e reduzia a gravidade das lesões entre 50%-60%.
MAIS DE UM MILHÃO DE VIDAS SALVAS 
Não é fácil dar um número exato do número de vidas que já foram salvas graças à utilização do cinto de segurança de 3 pontos. Estima-se que, a nível global, mais de 1 milhão de pessoas deva a sua vida à sua utilização e muitas mais tenham evitado lesões graves. 
Mais de 5 décadas após a sua invenção o seu potencial ainda é enorme.
A sua utilização ainda é o fator mais eficaz, aquele capaz de garantir a melhor segurança dos ocupantes de uma viatura. A nível global, a sua utilização difere muito de país para país. 
Nos EUA, estima-se que cada aumento na percentagem de utilização seja capaz de salvar 270 vidas por ano. O seu potencial em Africa, na Asia e na América do Sul é enorme, regiões onde a percentagem de utilização automóvel tem vindo também a aumentar.