Ensaios

Ensaio Volvo V90 D4 Inscription

Versão para impressão
PDF

Aproveitando a recente nomeação atribuída a Volvo V90 como "Carrinha do Ano" em Portugal nada melhor do que um pequeno texto sobre a minha convivência com esta luxuosa carrinha lançada pela Volvo.

Volvo V90 front                 volvo v90

Assim que entramos e fechamos a porta somos isolados do mundo exterior pela fantástica insonorização a que este habitáculo foi sujeito. Este novo motor de 4 cilindros não tem o encanto acústico dos anteriores 5 cilindros mas tirando este pormenor em nada fica a dever aos seus irmãos mais velhos, garantindo uma resposta pronta em qualquer faixa de rotação e uma boa linearidade nas acelerações.                                        

Volvo V90

Volvo V90 Rear

      No interior tudo foi pensado ao pormenor e onde que quer que as nossas mãos toquem a perceção de qualidade é enorme. A alavanca da caixa de velocidades transpira robustez e tem uma pega que se adapta na perfeição as mãos. O teto panorâmico permite uma boa iluminação do interior e quando aberto não apresenta turbulência graças a uma rede frontal, o que permite inclusivamente circular com ele aberto a velocidades bem elevadas.  

Volvo V90 front

Com o crescendo de tecnologias implementadas num automóvel a tradicional e prática forma de as ativar/desativar por via de um botão torna-se inconcebível, pois iria rodear o habitáculo de um cenário parecido ao cockpit de um avião. Se muitos até iriam achar piada, outros acabariam por não se entender ou sequer achar uma solução pratica, quer pela questão estética, de peso, de custo ou mesmo ergonómica. A introdução dos avançados sistemas e softwares num automóvel tem sempre que ter em mente o seu uso fácil e intuitivo pois a atenção deverá esta sempre na estrada e não nas aplicações do automóvel sendo certo que na V90, a simplicidade e intuição são as palavras chave em todo o manuseamento do sistema Sensus levando a que uma criança com 7 anos consiga, sem grande dificuldade, definir sozinha p.ex. um destino no GPS.

Volvo V90front

Volvo V90 lateral

 

Ainda neste campo dos sistemas “all-in-one” confesso-me um defensor dos simples e muito rápidos sistemas de ventilação existentes nos volvo da ultima década onde a tarefa de ajustar a distribuição de ar, velocidade de ventilação ou temperatura eram efetuadas diretamente com uma só ação, mas o que á certo é que no novo sistema rapidamente colocamos os acessos diretos no LCD com apenas um toque, que pode perfeitamente ser efetuado com luvas, mantendo a mesma simplicidade existente no passado.

 

Volvo V90 CB

.Durante o meu teste a vertente mais explorada não incidiu tanto sobre o qual o limite das capacidades mecânicas, mas mais como se comporta esta carrinha no uso do dia a dia, quer em termos de consumos, quer em termos de capacidades instantâneas para as necessidades reais do quotidiano. Com algumas centenas de quilómetros feitos nos mais diversos cenários de condução,  fui tirando alguns valores de referência tendo a V90 cumprido os primeiros 125 Km em andamento calmo com uma média de 5,3 L/100 km. Ao longo do ensaio e à medida que outros estilos de condução iam sendo abordados, nomeadamente o "pára-arranca" em cidade e as ultrapassagens mais rápidas nas estradas nacionais, a média foi subindo tendo atingido os 5,6L/100 Km já com 225 Km percorridos.

No final do teste, e com uma distância total de 363 Km percorridos, a média global cifrou-se nos 6,1L/100 kM, valor que me parece bastante interessante tendo em conta as dimensões, peso e as enormes jantes de 20” da Volvo V90, o que torna o custo de utilização por km desta carrinha bastante atrativo. Tendo conduzido 2 unidades equipadas com jantes de 18” e 20” a minha escolha recairia certamente pelas mais modestas jantes de 18”.

Não podia terminar este texto sem antes fazer referência a uma experiência que me marcou imenso pela positiva e que foca a experiência de condução noturna, quer pela iluminação do habitáculo, quer pela iluminação exterior. No interior as possibilidades de ajustes são várias e incluem uma palete de cores que o utilizador pode escolher em função do seu estado de espirito, isto à distância de um toque no menu de configuração do automóvel.

Volvo V90 Interior

DriveR